Saltar para o conteúdo

Concentração se aprende?

Sim, é possível ajudar o seu filho a treinar a atenção plena. Para fazer isso, primeiro precisamos olhar para dentro de casa. Muitas vezes as crianças tornam-se agitadas porque o ambiente no qual vivem não favorece que sejam tranquilas.

Sons altos, telefone tocando, televisão ligada por muito tempo, irmãos chorando, falta de espaço próprio para estudar ou um cantinho para ler são alguns dos fatores que prejudicam a concentração. Trabalhar a atenção nem sempre é coisa fácil. É preciso garantir o silêncio e a calma.  Ou até mesmo ouvindo uma música instrumental:

Algumas crianças têm mais facilidade em se concentrar, pois trazem em seu DNA características herdadas de seus pais, como ser persistente, calmo e paciente, o que facilita o processo da aprendizagem.

Isso mostra a importância de que a família seja organizada com os filhos desde o nascimento, proporcionando um ambiente próprio para o crescimento deles, pois essa ordem os ajudará a crescer mais tranquilos e seguros. 

Os pais podem e devem colaborar mais ainda com o desenvolvimento de uma boa concentração com atividades direcionadas e lúdicas. Abaixo elenco algumas sugestões:

  1. 1. Assistir a filmes e desenhos animados ao lado do filho, participando ativamente desse momento; 
  2. 2. Brincar de jogo da memória auxilia na percepção visual e no raciocínio;
  3. 3. Pular amarelinha auxilia na coordenação motora, na socialização, no desenvolvimento da tolerância à frustração e no contato com limites e regras; 
  4. 4. Desenhar e pintar ajudam na imaginação e estimulam a criatividade; 
  5. 5. Jogos de tabuleiro, como dama e xadrez, oferecem uma riqueza simbólica enorme, fazendo com que a criança experimente como é desempenhar papéis diferentes, como banqueiros, super-heróis, princesas e príncipes; 
  6. 6. Jogos de montar estimulam a agilidade, imaginação e comunicação. As crianças constroem, montam, desfazem e analisam. Essas atividades desenvolvem habilidades de maneira lúdica e bastante eficiente;
  7. 7. Quebra-cabeças são os jogos mais universais já inventados, estimulam a lógica e favorecem o raciocínio puro, além de trabalhar a coordenação motora;
  8. 8. Montar um teatrinho de faz de contas estimula a criatividade e imaginação e encontram um equilíbrio afetivo e intelectual nessas representações;
  9. 9. Jogos de mímica estimulam a criança a pensar em representações e fazer associações de palavras, facilitando os processos cognitivos; 
  10. 10. Não podemos esquecer das histórias contadas em cima de almofadas e tapetes, que favorecem um ótimo relaxamento e interação entre pais e filhos. 

É importante encontrar atividades que sejam do interesse da criança, com algum tema que lhe agrade. Sempre proponha momentos com muita interatividade e diversão, dessa forma ela não irá enjoar rapidamente.

Estabelecer uma rotina é algo de extrema importância. Organize os tempo e procure com que toda família siga aquele hábito. Não ter horários específicos em casa atrapalha a concentração e até mesmo a aprendizagem.

Procure sempre conversar olhando nos olhos do seu filho, prestando atenção nas coisas que ele fala. Esta é uma forma dele descobrir o quanto é importante e prazeroso dar e receber atenção. É bom lembrar que as crianças que não recebem cuidados adequados tendem a ser mais agitadas como forma de chamar a atenção dos pais.

Converse com um dos nossos consultores!

Por: Ana Melissa Mangueira Vieira Pereira
Diretora Educacional do Colégio Dom Quintino
Fundadora do InstaBlog @educadicas com dicas educativas para pais, mães e educadores em geral


Compartilhe esse texto!
Edify Education

O Edify Education está presente em centenas de escolas em todo o Brasil. Com a missão de proporcionar uma educação bilíngue de alta qualidade para todos, nascemos para promover evoluções reais, que refletem no protagonismo de cada aluno na própria jornada de aprendizagem. Nossas soluções nos levou a ganhar vários prêmios, como o 3° lugar no prêmio de votação popular Top Educação 2021 e o 1º lugar no ELTons Innovation Awards.

Veja textos relacionados:

Imersão em Inglês: Como o Edify transformou um aeroporto em sala de aula

Imersão em Inglês: Como o Edify transformou um aeroporto em sala de aula

Por Carlos Mansilha, mentor pedagógico do Edify A imersão em inglês é uma das formas mais eficazes para o aprendizado de uma nova língua, especialmente quando aplicada em contextos reais e lúdicos. Como mentor pedagógico…

professores_ingles

Professores de inglês: como o Edify ajuda no recrutamento e na formação

O ensino de inglês no Brasil tem ganhado cada vez mais destaque, especialmente com a demanda por programas bilíngues nas escolas. No entanto, muitas escolas enfrentam desafios para encontrar e formar professores de inglês qualificados…

Conte-nos o que achou sobre o texto!

Leave a Reply

Seu contato não será exibido!